terça-feira, 27 de março de 2012

Chove em mais de 100 Municípios


Honório Barbosa Foto: Honório Barbosa/Miséria
Voltou a chover em várias regiões do Ceará. Na madrugada de ontem, a localidade mais favorecida com a queda de água foi o Cariri, no Sul do Ceará. No Município de Altaneira foi registrada a maior precipitação, 96mm, seguida de Farias Brito com 75mm, Assaré com 61mm e Crato com 56mm. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 100 municípios.
De acordo com a Funceme, a tendência para as próximas 72 horas é de permanência de chuvas isoladas em todo o Estado, com maior intensidade na região litorânea, ao longo de toda a faixa. “A Zona de Convergência Intertropical está sobre o Estado, e isso favorece a ocorrência de chuvas”, explicou a meteorologista Gabriela Lameu. A pluviométrica registrada no período de 26 dias deste mês apresenta um desvio de 60% em relação à média histórica, que é de 165mm, conforme a Funceme.
A novidade é a sangria do açude Muquém, em Cariús, na Bacia do Alto Jaguaribe, que começou ontem. No começo deste ano, o reservatório estava com mais de 90% da capacidade. Agora, são quatro reservatórios que estão sangrando no Sul do Ceará: Valério, localizado em Altaneira, Junco, em Granjeiro, Rosário, em Lavras da Mangabeira, e Muquém, em Cariús.
Seis barragens estão com volume acima de 90%. São elas: Gavião, Tijuquinha, Quixeramobim, Orós, Trussu e Ubaldinho. Há 17 reservatórios com volume inferior a 30%.
No geral, as verificações de chuvas isoladas e de baixa pluviometria, em fevereiro e neste mês não, têm contribuído para o aumento significativo do acúmulo de água nos 134 reservatórios do Estado, monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em parceria com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs). Nas principais bacias hidrográficas, os rios ainda não ficaram cheios nesta quadra invernosa. Por conta disso, o volume total acumulado até ontem permanecia o mesmo do começo do mês, isto é, 70%.
A situação, entretanto, é confortável, pois, durante a quadra invernosa do ano passado, houve recarga significativa dos reservatórios cearenses.
O retorno das chuvas reanimou os produtores rurais, tendo em vista que a ocorrência de veranico nos últimos 15 dias e de chuvas isoladas de baixa pluviometria trouxe um quadro de preocupação para os agricultores em várias regiões do Estado.
CHUVAS NO CEARÁ
Municipio mm
Altaneira ………………………………………………..96
Farias Brito ……………………………………………75
Assaré……………………………………………………..61
Crato ………………………………………………………..56
Ibiapina …………………………………………………..55
Missão Velha …………………………………………44
Santa Quitéria ……………………………………….44
Palmácia …………………………………………………40
Juazeiro do Norte ………………………………..36
Mauriti ……………………………………………………34
Caririaçu …………………………………………………34
Iguatu ………………………………………………………34
Moraújo ………………………………………………….32
Iracema …………………………………………………..31
Guaraciaba do Norte …………………………..31
Barbalha …………………………………………………30
Fonte: Funceme
Mais informações:
Funceme – Fone: (085) 3101-1088
Cogerh – Fone: (85) 3218. 7024
Coordenadoria de Defesa Civil do Ceará -
Fone: (85) 3101. 2120

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo