terça-feira, 13 de novembro de 2012

Envolvimento com mensalão leva Dirceu, Genoíno e Delúbio à cadeia

A condenação e a definição de pena a ser cumprida na cadeia foram impostas pelos ministros do STF
A condenação e a definição de pena a ser cumprida na cadeia foram impostas pelos ministros do STF

Duas situações, dois extremos e as contradições da política. Homens e mulheres que construíram bons momentos da política brasileira que, ao chegarem ao poder, sentiram na pele o destino de adversários por eles denunciados.
Da luta pela queda da ditadura militar, da busca pela liberdade à condenação e prisão. É o destino desenhado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para envolvidos no chamado esquema do mensalão: foram ícones da ascensão do PT ao Poder na era Lula.
Dois deles – José Dirceu e José Genoíno, foram condenados à prisão. Dirceu, a 10 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. O ex-ministro ainda terá de pagar multa de R$ 676 mil.
Como a pena ficou acima de oito anos, o ex-ministro cumprirá a punição em regime fechado na prisão. O ex-ministro já foi preso na época da ditadura militar, em 1968, quando era líder estudantil.  O ex-presidente do PT José Genoino também foi condenado no mensalão a  seis anos e 11 meses de prisão.
PENAS DE JOSÉ DIRCEU
Formação de quadrilha 2 anos e 11 meses de prisão
Corrupção ativa de parlamentares 7 anos e 11 meses de prisão + 260 dias-multa.
A ministra Carmen Lúcia sugeriu uma pena mais branda ao ex-ministro, de três anos e nove meses, mas foi voto vencido. Os ministros Ricardo Lewandowski, revisor do processo, e Dias Toffoli não votaram a pena, já que absolveram Dirceu.
"Os motivos que o conduziram [Dirceu] a praticar o crime de corrupção ativa são extremamente graves. O crime foi praticado porque o governo federal não tinha a maioria na Câmara dos Deputados e o fez por meio da compra dos votos, por meio da compra dos líderes [dos partidos]", afirmou Joaquim Barbosa.
Dirceu participou da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, além de 1989, 1994 e 1998. Com a eleição de Lula, em 2002, Dirceu assumiu o cargo de ministro-chefe da Casa Civil, onde permaneceu até junho de 2005, quando o mensalão veio à tona. 
 A existência do mensalão foi revelada em 2005 pelo então deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) em entrevista à jornalista Renata Lo Prete, na Folha. O escândalo abalou o primeiro mandato do ex-presidente Lula, mas não impediu que ele se reelegesse no ano seguinte e fizesse a sucessora depois.

DIRCEU REAGE

Dirceu classificou a punição recebida como "infâmia" e "ignomínia". Sua prisão depende da publicação do acórdão que resumirá as conclusões do STF e do esgotamento dos recursos que seus advogados ainda poderão apresentar, o que só deve ocorrer em 2013. Se a pena não for revista mais tarde pela Justiça, Dirceu ficará impedido de disputar eleições até 2031, quando terá 85 anos de idade.
O Supremo também fixou ontem as penas do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenado a 8 anos e 11 meses de prisão, e a do ex-presidente do partido José Genoino, que recebeu 6 anos e 11 meses. A banqueira Kátia Rabello, dona do Banco Rural, que ajudou a financiar o mensalão, recebeu como pena 16 anos e 8 meses de prisão. Ainda falta definir as penas de 17 dos 25 réus condenados no processo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo